Jataí (GO) – No período de 27 e 28 de julho, o 41° Batalhão de Infantaria Motorizado (41° BI Mtz) realizou o II Simpósio de Meio Ambiente e Proteção do Cerrado. A atividade contou com a presença de representantes da Secretária do Meio Ambiente e acadêmicos do Curso de Biologia da Universidade Federal de Jataí (UFJ).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Lucas França Carvalho, da  Secretaria do Meio Ambiente de Jatai, explanou sobre as características e a importância do Bioma do Cerrado. O Oficial de Combate a Incêndio do 41 BIMtz, Aspirante-a-Oficial Oliveira, abordou o Plano de Combate a Incêndio da Unidade, com ênfase nas medidas tomadas pelo batalhão na prevenção e no combate a focos de incêndio no Campo de Instrução.

Foram transmitidas instruções de sobrevivência, como obtenção dos alimentos de origem animal e vegetal, obtenção de água, obtenção de fogo, técnicas de armadilha de caça, construção de abrigos e orientação diurna, tudo contextualizado no Bioma Cerrado.

Os objetivos do simpósio foram: divulgar a importância do Bioma Cerrado; a interação entre as instituições para conscientizar a sociedade jataiense na preservação do meio ambiente e divulgar o trabalho da unidade na conservação do Cerrado e no combate a possíveis focos de incêndios na área de responsabilidade do Batalhão.

O Comandante do Batalhão, Coronel Klaiton Alexandro Sant’anna Cota, realizou o encerramento do II Simpósio de Meio Ambiente e Proteção do Cerrado, entregando um certificado aos participantes.

Fonte: 41° BI Mtz

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).