Entre os dias 10 e 14 de maio, foi realizada no Centro de Instrução de Engenharia (CI Eng) a fase presencial do Estágio de Meio Ambiente. Coordenada pela Diretoria de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente (DPIMA), a atividade teve como público-alvo os gestores ambientais das organizações militares do Exército e contou com a participação de 16 militares. Já a certificação foi do Centro de Instrução de Engenharia (CI ENG).

A finalidade do estágio foi capacitar os gestores ambientais em boas práticas ambientais e em técnicas voltadas para gestão ambiental das organizações militares, assim como proporcionar o entendimento do arcabouço legal relacionado à questão ambiental.

Durante a atividade, foram transmitidas noções de legislação ambiental, gestão de resíduos sólidos, gestão de recursos hídricos, gestão de solo, fauna e flora, gestão ambiental nos postos de abastecimento, lavagem e lubrificação de organizações militares e de conformidade ambiental.

Estágio
O Estágio de Meio Ambiente da DPIMA é reconhecido como Curso de Extensão em Gestão e Práticas Sustentáveis pela Universidade do Triângulo (UNITRI), sediada em Uberlândia (MG), conforme Acordo de Cooperação celebrado entre o Exército, por meio do 2º Batalhão Ferroviário, e a Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura (ASOEC).

Fonte: Centro de Instrução de Engenharia
Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui