Tabatinga (AM) – O Exército Brasileiro realizou atividades de integração com comunidades indígenas da Amazônia e levou serviços essenciais de saúde entre os dias 13 e 15 de junho. Em parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Solimões, o Hospital de Guarnição de Tabatinga mobilizou 25 militares da área de saúde e de apoio para atender uma das maiores aldeias do Brasil, a Comunidade de Belém do Solimões, com cerca de 5.200 indígenas das etnias Ticuna e Kocama.

Os militares realizaram 368 atendimentos clínicos e cardiológicos, 123 consultas ginecológicas e obstétricas, 230 atendimentos odontológicos, 102 coletas para exame preventivo de câncer de colo de útero, 83 exames laboratoriais e 17 eletrocardiogramas. Oportunamente, foram realizados 6 atendimentos de urgência, sendo um parto normal, inclusive com reanimação neonatal. Também foram realizadas 500 escovações dentárias supervisionadas, com distribuição de kits.

A banda de música do Comando de Fronteira Solimões/8° Batalhão de Infantaria de Selva realizou a abertura da atividade. A comunidade contou ainda com atividades culturais e educativas, como cinema infantil e palestras com os temas Exército Brasileiro, Amazônia e preservação do meio ambiente.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fonte: Hospital de Guarnição de Tabatinga

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).