No período de 24 a 28 de janeiro, o Comando de Operações Terrestres (COTER) coordenou o Grupo de Trabalho da Força Terrestre Componente (FTC) do Exercício PANAMAX 22. A conferência Inicial de planejamento da atividade foi realizada pelo Comando Sul dos EUA, em Miami, na Flórida.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A PANAMAX ocorrerá de 1º a 12 de agosto, nas cidades norte-americanas de Miami, San Antonio e Suffolk. Trata-se de um exercício de Posto de Comando apoiado por simulação, do tipo Jogo de Guerra. Tem a participação de mais de 20 países e o Exército Brasileiro atuará com 13 militares.

A comitiva brasileira será formada por um Oficial General como comandante e mais sete oficiais no Estado-Maior. Caberá à Força Terrestre ainda compor uma Brigada na célula branca da simulação, com comandante, integrante do estado-maior e comandantes de batalhão; além de um representante no Comando Conjunto e Combinado de Forças Especiais.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).