Exército e Iveco firmam acordo para revitalização do blindado Lince

Veículos militares em carreta na frente de IDV.
Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

O tempo de operação e o desgaste natural das missões exigem respostas à altura. Foi com esse espírito que o Exército Brasileiro, em parceria com a IDV Latin America, deu início à revitalização dos blindados Lince K2, empregados desde 2018. A ação, articulada pelo Comando Logístico, reafirma a busca por eficiência e autonomia logística, num cenário em que o poder terrestre precisa estar sempre pronto para o combate e para a defesa da soberania nacional.

Revitalização e Capacidade Técnica Nacional

Veículos militares transportados em carreta sob céu azul.

No dia 7 de abril, três viaturas blindadas multitarefa leve sobre rodas (VBMT-LSR) 4×4 Lince K2 foram enviadas para a fábrica da IDV, em Sete Lagoas (MG), onde passarão por um processo completo de revitalização técnica, sem custos adicionais para o Exército. O trabalho inclui a reposição de componentes, revisão estrutural e testes de desempenho, com o objetivo de devolver as viaturas à plena capacidade operativa.

Coordenadas pela Base de Apoio Logístico do Exército, as ações envolvem também o Batalhão Central de Manutenção e Suprimento, que receberá capacitação para operar e manter os blindados, ampliando a autonomia técnica do Exército. A iniciativa inclui ainda a assinatura de contrato para fornecimento de peças e conjuntos de reparação pelo 25º Batalhão Logístico Escola, promovendo uma cadeia de manutenção nacional robusta e autossuficiente.

Valorização da Indústria Nacional de Defesa

A parceria com a Iveco Defense Vehicles, responsável também pela fabricação dos blindados Guarani e Guaicurus, representa um marco na valorização da Base Industrial de Defesa Brasileira. Além de reforçar o elo entre o setor militar e a indústria, a ação evidencia a capacidade do Brasil em produzir e manter veículos de alto desempenho, utilizados em operações reais por mais de dez países.

Esse modelo de cooperação promove transferência de tecnologia, geração de empregos qualificados e o desenvolvimento de soluções locais para as demandas das Forças Armadas. O Exército vê nessa ação um exemplo a ser replicado em futuras parcerias, especialmente com empresas que integrem o ecossistema de Defesa Nacional e contribuam para a sustentabilidade do poder de combate terrestre.

Prontidão Operacional em Cenários Estratégicos

O processo de revitalização dos blindados Lince ocorre em um ano de alta relevância estratégica, com a realização da Cúpula do BRICS prevista para julho, evento que mobilizará tropas e exigirá padrões elevados de segurança e mobilidade. Os veículos recuperados serão empregados em ações de proteção de autoridades e transporte tático, reforçando a prontidão das frações envolvidas.

Hoje, apenas o Regimento General Pitaluga (15º RC Mec – Es), sediado no Rio de Janeiro, possui oficialmente o modelo Lince K2 em sua dotação, o que torna a operação de manutenção e revitalização ainda mais crítica. Com essa ação, o Exército assegura que suas viaturas estejam em condições plenas de resposta e reafirma seu compromisso com a eficiência logística, mobilidade blindada e projeção de força em território nacional.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui