Brasília (DF) – Uma solenidade militar realizada em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, celebrou o Dia do Soldado – 25 de Agosto. A data marca o nascimento do Patrono do Exército Brasileiro, o Duque de Caxias.

A invicta espada de campanha do Duque de Caxias foi colocada em destaque durante a cerimônia. A arma foi conduzida pelo Cadete Pedro Luiz Garcia Vieira Filho, do curso de Infantaria da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), acompanhado da aluna Julia Mariani Kohn, da Escola de Sargentos de Logística, e do aluno João Gabriel Souto Soares de Sousa, do Colégio Militar de Brasília. A espada pertence ao acervo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, de onde é retirada apenas em ocasiões especiais.

A cerimônia contou com a presença do Presidente da República e de autoridades civis e militares. A celebração deste ano foi marcada, também, pela presença do veterano da Força Expedicionária Brasileira, Tenente-Coronel Nestor da Silva. Durante a formatura, foi realizada a imposição da Medalha do Pacificador e da Medalha do Exército Brasileiro no estandarte de organizações militares e também em personalidades civis e militares.

O Comandante do Exército, General Freire Gomes, enfatizou que Caxias vive em diferentes aspectos do Exército Brasileiro. Um deles é o soldado. “Vive na eficiência operacional, na dedicação à profissão das Armas, na abnegação, no comprometimento, na seriedade, na responsabilidade e na integridade do soldado brasileiro”, destacou o Comandante.

No encerramento da atividade, foi realizada uma apresentação artística composta por integrantes da Banda Marcial do Exército, da Banda do Batalhão da Guarda Presidencial e de Granadeiros. Em seguida, houve o desfile da tropa.

Fonte: CCOMSEx

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui