Em uma ação inédita, o Exército Brasileiro adquiriu 20 veículos blindados especializados, os MaxxPro Recovery Vehicle. Desembarcados no Terminal de Contêineres de Paranaguá, essas máquinas robustas, com tração 6×6, são projetadas especificamente para operações de resgate de outras viaturas blindadas, como o Guarani, em situações de combate. Além de sua resistência a disparos de armas de diversos calibres, esses veículos têm a capacidade de rebocar cargas de até 42 toneladas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Origem e Processo de Aquisição

Fabricados pela renomada empresa norte-americana Navistar Defense, a aquisição dessas viaturas faz parte do Programa Forças Blindadas, uma iniciativa estratégica do Exército Brasileiro. O processo de compra, que teve início em 2018, foi meticuloso e alinhado aos requisitos operativos do Exército, garantindo que os veículos atendessem às necessidades específicas das forças armadas brasileiras.

Destino e Distribuição dos Veículos

Após todos os trâmites documentais, os blindados serão transportados para Curitiba, onde ficarão sob responsabilidade da Seção Logística do Comando da 5ª Divisão de Exército. As unidades militares, 27º Batalhão Logístico e 5º Batalhão Logístico, serão encarregadas de conduzir os veículos ao Parque Regional de Manutenção. Este local servirá como base temporária para os blindados até que sejam distribuídos para as diversas organizações do Exército Brasileiro.

Programa Estratégico Forças Blindadas

O Programa Forças Blindadas não se limita apenas à aquisição de veículos. Ele visa a modernização completa das unidades blindadas e mecanizadas do Exército. Além disso, o programa incentiva a pesquisa, desenvolvimento e inovação no Brasil, buscando soluções avançadas em produtos de defesa e segurança. Isso inclui a modernização de diferentes tipos de blindados e sistemas tecnológicos de armas remotamente controladas e sistemas de comando e controle (C2).

imagem 2023 08 12 062924229 imagem 2023 08 12 062938189 imagem 2023 08 12 062946577 imagem 2023 08 12 062955454 imagem 2023 08 12 063008764

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).