O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) – “Campo de Provas da Marambaia/ 1948” recebeu, em 16 de março, uma equipe de pesquisadores do Instituto Biociências (IBIO), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), composta pela Professora Doutora Tatiana Medeiros Barbosa Cabrini, responsável pelo Laboratório de Ecologia Marinha (ECOMAR), e por alunos de doutorado e mestrado daquela universidade.

A finalidade do evento, que também conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), foi realizar estudo através de bioindicadores naturais e durante a maré mais baixa de sizígia, a respeito da preservação das praias arenosas na Restinga da Marambaia, em comparação com praias não preservadas.

Os pesquisadores enfatizam que a presença do Exército Brasileiro na área é de fundamental importância para o estudo, tendo em vista que a macrofauna do ecossistema no CAEx é totalmente preservada e serve como parâmetro para abordagens ecológicas.

A presença e a atuação do Exército Brasileiro garantem a preservação do meio-ambiente e possibilitam à ciência a expansão do conhecimento a respeito da biodiversidade de nosso País, na atualidade e para as gerações futuras.

Fonte: CAEx

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui