blank

Google News

O Exército Brasileiro comemora, nesta terça-feira (19), 374 anos. Durante mais de três séculos, a instituição contribui para a garantia da soberania nacional, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, e para a defesa da Pátria. Com o objetivo de celebrar a data, foi promovida, no Quartel-General do Exército, em Brasília (DF), solenidade militar que contou com a presença de representantes dos Exércitos de 19 países. O Ministro da Defesa, Paulo Sérgio, acompanhou o Presidente da República, Jair Bolsonaro, e o Vice-Presidente, Hamilton Mourão, na cerimônia.

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

2fc4f35a-e9c9-4535-a5f9-3422d6971428.jpeg

Em leitura da Ordem do Dia, o Comandante do Exército, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes, destacou a atuação dos militares da Força Terrestre, em missões constitucionais, nas ações subsidiárias em prol da sociedade, bem como para o desenvolvimento nacional. “Onde seja necessária a nossa presença, ali estaremos, vigilantes e atentos ao chamado do Estado Brasileiro”, ressaltou.

O Presidente Jair Bolsonaro parabenizou os presentes e enfatizou sua satisfação por ter feito parte do Exército. “A todos vocês, hoje, militares do Exército Brasileiro, meus cumprimentos e minha continência. Orgulho de já ter integrado essa Força”.

51441a18-a1fd-455f-95d6-ea735c7aeb97.jpeg

Na ocasião, personalidades civis e organizações militares foram agraciadas com a Ordem do Mérito Militar e com a Medalha do Exército Brasileiro. Ainda, foi realizado desfile com cerca de 1.200 militares e com mais de 200 viaturas, além de exposição aberta ao público.

Estiveram presentes os Comandantes da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; e da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, entre outras autoridades civis e militares. Prestigiaram o evento representantes dos Exércitos dos seguintes países: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, El Salvador, Equador, Espanha, Estados Unidos da América, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.

a154cc6d-53a9-4180-85df-783d292a8d5c.jpeg

Dia do Exército

A celebração ocorre em memória à Batalha dos Guararapes, realizada em 19 de abril de 1648, em Pernambuco. O confronto pôs fim às invasões holandesas à região Nordeste e, apesar de defender o Império Português, do qual o Brasil fazia parte, foi adotado como marco oficial do surgimento do Exército Brasileiro.

Por Rayane Bueno 

Fotos: Igor Soares