O Exército Brasileiro assinou, em 31 de março, um Plano de Cooperação entre o Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) e o Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx). A cerimônia de assinatura ocorreu no auditório da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), no Rio de Janeiro, com a presença do Chefe do DCT, General de Exército Guido Amin Naves, e do Chefe do DECEx, General de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa, além de oficiais generais e o corpo docente e discente da ECEME.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O objetivo do plano é proporcionar o intercâmbio de conhecimentos, capacidades, boas práticas, recursos humanos, meios e infraestruturas, entre outras iniciativas, para incrementar a condução da Educação voltada à capacitação do profissional militar das linhas de ensino Militar Bélico e Científico Tecnológico. Com isso, busca-se contribuir para a capacitação do profissional militar nos cursos das Linhas do Ensino Militar e incrementar o intercâmbio entre o DCT e DECEx, nas áreas da Educação, Cultura, História Militar, Pesquisa, Desportos e Educação.

Esse Plano de Cooperação visa reforçar o intercâmbio de informações entre os departamentos, permitindo a atualização constante dos militares das linhas de ensino Militar Bélico e Científico Tecnológico, além de fornecer a infraestrutura necessária para o desenvolvimento de suas atividades. Com a troca de conhecimentos e recursos, o Exército poderá contar com profissionais cada vez mais capacitados e atualizados, melhorando a atuação e a eficiência em suas atividades.

article?img id=16566968&t=1680539102782
article?img id=16567692&t=1680539104101
article?img id=16567693&t=1680539104804
article?img id=16567694&t=1680539105511
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).