Há uma semana, o Brasil testemunha o poder da solidariedade através da atuação do Exército Brasileiro nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste, todas severamente afetadas pelas chuvas. Com a missão de salvaguardar vidas e propriedades, a Força mantém-se em alerta máximo, pronta para responder a emergências decorrentes de alagamentos, desabamentos e deslizamentos de terra. A mobilização das Forças Armadas, em estreita cooperação com a defesa civil e órgãos locais, exemplifica a capacidade de resposta rápida em situações de calamidade.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Solidariedade na Amazônia

CMA em Marechal Thaumaturgo2

O Acre, particularmente afetado por fortes chuvas, viu 17 de seus municípios declarados em situação de emergência. A resposta do Exército foi imediata e efetiva, com destaque para o apoio humanitário prestado à população indígena na região de Marechal Thaumaturgo pelo 1º Pelotão Especial de Fronteira. A entrega de cestas básicas a mais de cem famílias, juntamente com o transporte de residentes para áreas seguras, sublinha o compromisso do Exército com os mais vulneráveis.

Resposta rápida no Rio de Janeiro

4PEF 04 em Sta Rosa do Purus 1

Paracambi, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, enfrentou alagamentos e transbordamentos de rios que deixaram pessoas isoladas e resultaram em significativas perdas materiais. A pronta intervenção de 50 militares do Depósito Central de Munições foi vital para o resgate de vítimas, incluindo idosos acamados, além de animais domésticos e bens materiais. A atuação conjunta com a Marinha, o Corpo de Bombeiros, a Prefeitura Municipal e a Defesa Civil enfatiza a importância da colaboração interagencial em operações de defesa civil.

Apoio emergencial em Paulo Afonso

CMA em Marechal Thaumaturgo

Em Paulo Afonso, Bahia, o decreto municipal de Estado de Emergência mobilizou militares da 1ª Companhia de Infantaria para prestar auxílio essencial à defesa civil, especialmente nas áreas rurais. O transporte de mantimentos e artigos de primeira necessidade, bem como o suporte às equipes multidisciplinares de saúde, demonstra a versatilidade e a capacidade logística do Exército em atender às necessidades emergenciais da população.

Compromisso com a nação

O engajamento do Exército Brasileiro nas operações de defesa civil reflete seu compromisso inabalável com a segurança e o bem-estar da população brasileira. Através da prontidão, solidariedade e profissionalismo, a Força reafirma seu papel como pilar de apoio em tempos de crise, trabalhando incansavelmente para mitigar os impactos das chuvas e garantir a recuperação das comunidades afetadas.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).