Belo Horizonte, conhecida por suas riquezas culturais e históricas, foi palco de um evento especial na última sexta-feira. A 4ª Região Militar, carinhosamente chamada de “Região das Minas do Ouro”, promoveu o Programa “Conheça o seu Exército”, uma iniciativa que desde 2007 tem como objetivo aproximar a população do trabalho desempenhado pela Força Terrestre. Mais do que simplesmente mostrar, o programa busca fortalecer a imagem do Exército, mostrando sua prontidão e compromisso com o país.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Demonstração de força e habilidade

article 16

Os convidados tiveram a oportunidade única de participar de uma formatura no Forte Tiradentes, onde puderam testemunhar a operacionalidade das tropas. O General de Divisão Paulo Alipio Branco Valença, Comandante da 4ª Região Militar, ressaltou a importância desse tipo de evento para consolidar uma mentalidade de defesa em toda a sociedade. Mas as atividades não pararam por aí. Em um comboio escoltado, os participantes foram levados ao 12º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha. Lá, assistiram a demonstrações impressionantes, como a pista de montanhismo militar e técnicas de combate. Além disso, puderam conhecer de perto viaturas blindadas e armamentos de ponta.

Experiência imersiva

article 17

A exposição de material de emprego militar foi um dos pontos altos do evento. Os convidados puderam ver de perto armamentos e viaturas blindadas, como os modelos Guaicurus e Guarani, produzidos pela IVECO. E para aqueles que buscavam uma experiência ainda mais imersiva, o programa ofereceu a chance de praticar técnicas de escalada militar e rapel. Alguns sortudos ainda tiveram a oportunidade de se deslocar a bordo da Viatura Blindada 6×6 Guarani, sentindo na pele um pouco da adrenalina que é ser um militar.

Fortalecendo laços

O Programa Conheça o Seu Exército não é apenas uma exposição. É uma iniciativa que busca estreitar os laços entre o Exército Brasileiro e a população civil. Através dele, os cidadãos podem entender melhor os desafios do cotidiano militar e as diversas missões que são atribuídas à instituição. É uma forma de valorizar e reconhecer a importância dessa profissão para a segurança e soberania do nosso país.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).