O Parque Regional de Manutenção da 12ª Região Militar (Pq R Mnt/12) e o 2º Grupamento de Engenharia (2º Gp Eng) receberam a visita técnica do Vice-Presidente Internacional da Câmara de Comércio de Indústria Brasil-Coréia, Dae Woong Kim, e do CEO da Empresa KYUNG I1 GREEN TECH (KYG), Eon Kyu Shim, para apresentar o sistema de armazenamento de energia de alta capacidade (supercapacitor) produzido na Coréia do Sul. Os equipamentos estão em avaliação para possível uso nos sistemas de geração de energia solar em uso nos Pelotões Especiais de Fronteira (PEF) do Comando Militar da Amazônia (CMA).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na oportunidade, a comitiva fez uma exposição sobre o sistema, sua capacidade e aplicação, bem como apresentou um pequeno protótipo para luminária LED. A aplicação já ocorre em vários países, atendendo sistemas de iluminação pública para fornecer energia às antenas de sistema wi-fi de ampla cobertura. A empresa prevê a instalação, em Manaus (AM), de protótipos do sistema para que sejam avaliados e testados por técnicos do Exército Brasileiro, antes de eventual aquisição do sistema. No caso do sistema se confirmar como de uso prolongado, sua aplicação nos PEF pode reduzir o esforço logístico para a reposição das baterias  atualmente em uso.

Na ocasião, o Diretor do Pq R Mnt/12, Coronel Bordeaux, apresentou à comitiva o Módulo de Energia Solar em implantação nos Pelotões Especiais de Fronteira da 2ª Brigada de Infantaria de Selva. O projeto de geração de energia solar do Exército Brasileiro, visa proporcionar mais conforto à família militar residente nos PEF, que não tem acesso à energia elétrica e depende de microusinas e geradores para suprir suas necessidades. A energia solar vai complementar a ausência de energia, quando do desligamento de outras fontes, principalmente, no período noturno.

Fonte: Parque Regional de Manutenção da 12ª Região Militar

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).