O Exército Brasileiro, por meio do Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva (CFSol / 8º BIS), apreendeu, em operação realizada nos municípios de Japurá (AM) e Santo Antônio do Içá (AM), 51 kg de entorpecentes, grande quantidade de ouro puro, mercúrio, armamentos de caça e cartuchos. A ação gerou um prejuízo superior a R$ 500 mil ao crime organizado e promoveu ganho em ações preventivas contra danos ao meio ambiente.

Denominada Operação Poraque III, a ação foi desencadeada pelo CFSol/8º BIS, sob coordenação da 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl).  A atividade, que ocorreu no contexto da Operação Ágata, durou de 14 a 18 de junho, sem disparo de arma de fogo, sem efeitos colaterais para civis e observando todos os protocolos sanitários de prevenção à covid-19.

Fonte: 16ª Brigada de Infantaria de Selva
Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui