FOTO: Assessoria de Comunicação do Porto Itapoá / Divulgação.

Durante a terça, quarta e quinta-feira dos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, o Porto Itapoá está conduzindo um importante Exercício de Segurança Portuária. Este treinamento rigoroso está alinhado ao Plano de Segurança Portuária – PSP, e também em conformidade com as Certificações ISPS-Code e OEA. Neste ano de 2023, o Terminal terá a presença marcante da Marinha do Brasil, que estará realizando, simultaneamente, seu próprio Exercício anual, denominado INTERPORTEX.

Este exercício representa uma oportunidade fundamental para treinar a Organização Militar, além de testar os controles de acesso, os procedimentos e os meios empregados para a proteção dos ativos da Instalação Portuária. Como resultado, espera-se o aprimoramento do Plano de Segurança do Terminal.

Simulações com Fuzileiros Navais

blank
FOTO: Assessoria de Comunicação do Porto Itapoá / Divulgação.

As simulações propostas contarão com a participação dos Fuzileiros Navais, que serão responsáveis por guarnecer pontos de controle e áreas sensíveis, interagindo diretamente com a rotina do Terminal. Todo o exercício será acompanhado de perto pela equipe responsável, que irá garantir a segurança e a eficácia das atividades.

Efeitos no Fluxo de Acesso ao Porto Itapoá

É importante ressaltar que as medidas adicionais de segurança podem interferir ligeiramente no fluxo de acesso de pessoas e veículos durante o período do exercício. O Porto Itapoá conta com a compreensão e colaboração de todos para a realização desse importante Exercício conjunto. Como se trata de uma simulação de ocorrências de segurança, o Porto também solicita à comunidade que não acione os órgãos de segurança, pois as atividades são controladas e fazem parte do exercício simulado.

Com informações da assessoria de Comunicação do Porto Itapoá.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).