Durante a terça, quarta e quinta-feira dos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, o Porto Itapoá está conduzindo um importante Exercício de Segurança Portuária. Este treinamento rigoroso está alinhado ao Plano de Segurança Portuária – PSP, e também em conformidade com as Certificações ISPS-Code e OEA. Neste ano de 2023, o Terminal terá a presença marcante da Marinha do Brasil, que estará realizando, simultaneamente, seu próprio Exercício anual, denominado INTERPORTEX.
Este exercício representa uma oportunidade fundamental para treinar a Organização Militar, além de testar os controles de acesso, os procedimentos e os meios empregados para a proteção dos ativos da Instalação Portuária. Como resultado, espera-se o aprimoramento do Plano de Segurança do Terminal.
Simulações com Fuzileiros Navais
As simulações propostas contarão com a participação dos Fuzileiros Navais, que serão responsáveis por guarnecer pontos de controle e áreas sensíveis, interagindo diretamente com a rotina do Terminal. Todo o exercício será acompanhado de perto pela equipe responsável, que irá garantir a segurança e a eficácia das atividades.
Efeitos no Fluxo de Acesso ao Porto Itapoá
É importante ressaltar que as medidas adicionais de segurança podem interferir ligeiramente no fluxo de acesso de pessoas e veículos durante o período do exercício. O Porto Itapoá conta com a compreensão e colaboração de todos para a realização desse importante Exercício conjunto. Como se trata de uma simulação de ocorrências de segurança, o Porto também solicita à comunidade que não acione os órgãos de segurança, pois as atividades são controladas e fazem parte do exercício simulado.
Com informações da assessoria de Comunicação do Porto Itapoá.