Nos últimos seis meses, o Comando Militar do Leste, por meio da Seção de Comunicação Social, prestou homenagens aos heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB) em duas frentes: Entrega da Medalha da Vitória na residência dos ex-combatentes, honraria concedida pelo Ministério da Defesa, e produção de vídeos com depoimentos de suas vivências durante a Segunda Guerra Mundial.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

As primeiras condecorações foram entregues em setembro de 2019, mês da Independência do Brasil. A Senhora Nair Maynart, viúva do ex-combatente Antônio Maynart Corrêa, recebeu a Medalha da Vitória (concedida em vida) na presença dos familiares do homenageado falecido. Outro reconhecido herói foi o ex-combatente Nelson dos Santos, que reuniu parte da sua família para receber a medalha.

No mês de outubro, mais dois heróis receberam a Medalha da Vitória. O ex-combatente Archimedes Pinto Porto foi condecorado na presença de seus familiares e da neta, que acompanhou, emocionada, a homenagem por videoconferência. Na semana seguinte, o agraciado foi o ex-combatente Raymundo Oliveira da Silva, que também esteve ao lado de sua família para receber a homenagem.

No mês de fevereiro de 2020, cumprindo solicitação do Centro de Comunicação Social do Exército e contribuindo com os produtos de comunicação que reverenciam os 75 anos da vitória do Brasil e dos Aliados na Segunda Guerra Mundial, foram realizadas diversas entrevistas. Os entrevistados foram os Coronéis ex-combatentes Amerino Raposo Filho, Juventino da Silva e Nelson dos Santos, condecorados cinco meses antes da entrevista. Os veteranos puderam compartilhar as suas experiências, os momentos marcantes e as lembranças das conquistas realizadas pela FEB. Todas essas entrevistas contribuíram para a produção de vídeos que reverenciam os nossos eternos heróis e que estão sendo divulgados em todas as mídias e canais de comunicação do Exército Brasileiro e do Comando Militar do Leste.

Sobre a Medalha da Vitória

A Medalha da Vitória destina-se a agraciar ex-combatentes e militares das Forças Armadas, civis nacionais, militares e civis estrangeiros, policiais e bombeiros militares, organizações militares e instituições civis nacionais que tenham contribuído para a difusão dos feitos dos eternos heróis durante a Segunda Guerra Mundial, participado de conflitos internacionais na defesa dos interesses do país, integrado missões de paz, prestado serviços relevantes ou apoiado o Ministério da Defesa no cumprimento de suas missões constitucionais.

 

Fonte: CML
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).