No dia 30 de novembro, o 9º Batalhão de Engenharia de Combate (9º BE Cmb) – “Batalhão Carlos Camisão” homenageou o Ex-combatente André Ragalzi, veterano da Força Expedicionária Brasileira (FEB), pelo transcurso de seus 99 anos de vida.

As homenagens ocorreram no Museu Marechal José Machado Lopes, com direito a canto do parabéns e da Canção do Expedicionário tocados por integrantes do batalhão ao som de violinos. Ele também ganhou um bolo e uma lembrança para materializar o dia tão especial.

O então Soldado Fuzileiro Ragalzi,  incorporou em 14 de junho de 1944, no 1º Esquadrão do 10º Regimento de Cavalaria em Bela Vista (MS). Naquele mesmo ano, embarcou no Porto do Rio de Janeiro, na madrugada do dia 2 de julho, como integrante do 1º Escalão da FEB, com destino aos Campos da Itália, onde lutou até a vitória dos Aliados perante o regime nazifascista na época da II Guerra Mundial, retornando como herói em agosto de 1945.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

article 12 article 2 4 article 3 3 article 4 2 article 5 2

Fonte: 9º BE Cmb
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).