Temas de interesse do ensino no Setor de Defesa foram discutidos durante a 2ª Reunião Técnica de Interação de Ensino (RTIE). O evento ocorreu em 15 de setembro, na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), no Rio de Janeiro (RJ).

A reunião esteve a cargo do Departamento de Ensino (DEPENS) da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (SEPESD) do Ministério da Defesa. Representantes da Escola Superior de Guerra (ESG); das Diretorias e Departamentos de Ensino da Marinha, do Exército e da Aeronáutica; além de diversas Organizações Militares da área de ensino prestigiaram o evento.

Na ocasião, os participantes abordaram assuntos que serão incluídos na Reunião de Gestores para Interação de Ensino (RGIE), prevista para 18 de novembro, no Campus Rio de Janeiro da ESG.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Com informações da ECEME
Fotos: divulgação ECEME

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).