Nesta terça-feira (15), ocorreu a aula inaugural do I Estágio de Operações Humanitárias, no Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav), do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), no Rio de Janeiro. A capacitação é pioneira no âmbito das Forças Armadas para o preparo tanto de militares quanto de civis, que atuarão nas operações humanitárias, quer as conduzidas sob a égide da ONU, durante uma Operação de Paz, ou as executadas em atendimento aos compromissos internacionais firmados pelo Brasil.

A aula foi conduzida pelo Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE), Vice-Almirante (FN) Carlos Chagas. Ele destacou as formas de emprego das Forças Armadas no transcorrer de uma operação humanitária, bem como a relevância do tema nos dias atuais. Pelo Ministério da Defesa, estava presente o Subchefe de Coordenação Logística e Operações Internacionais, Brigadeiro do Ar Mauricio Ferreira Hupalo.

MicrosoftTeams-image (20).png

Essa primeira edição do curso conta com a participação de 30 estagiários oriundos da Marinha, da Aeronáutica, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, bem como representantes civis da Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz (REBRAPAZ), da PUC-Rio e da Universidade Federal Fluminense. Estão previstas aulas teóricas presenciais e virtuais, estudos de caso, demonstrações práticas e visitas aos meios Navais e de Fuzileiros Navais empregados neste tipo de operação.

 Ccomsod
 Foto: 
Divulgação / Ministério da Defesa

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui