Nas duas últimas semanas, o 11º Batalhão de Infantaria de Montanha conduziu, por meio do Centro de Instrução de Operações em Montanha, o Estágio de Auxiliar de Guia de Cordada (EAGC).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A capacitação foi concluída por 32 militares das organizações militares da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha (4ª Bda Inf L Mth), da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN)  e da Escola de Sargentos das Armas (ESA).

O EAGC visa capacitar o militar temporário a operar e conduzir tropa de qualquer natureza em ambiente operacional de montanha, a realizar escaladas em obstáculos verticais e horizontais, bem como a equipar vias e sistemas de resgate.

Os ensinamentos adquiridos serão aplicados em suas respectivas unidades no desenvolvimento de técnicas, táticas e procedimentos relacionados ao montanhismo militar.

O Soldado Iago, do 12° Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (12° BIL Mth), foi homenageado por ocasião da conclusão do estágio. Ao longo das duas semanas de instrução, o militar se destacou ao evidenciar atributos do combatente de montanha, como humildade, paciência e perseverança.

Fonte: 11º Batalhão de Infantaria de Montanha

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).