Brasília (DF) – A 7ª Subchefia do Estado-Maior do Exército (EME), por meio do Centro de Estudos Estratégicos (CEEEx), realizou o Simpósio “A Agenda de Defesa na Política Externa”, com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Ministério da Defesa (MD).  A atividade, que ocorreu no dia 5 de outubro, no auditório térreo do Ministério da Defesa, contou com a participação de militares, diplomatas e acadêmicos e teve como objetivo debater sobre a agenda de Defesa tratada no âmbito da política externa. Temas estratégicos de interesse das Forças Armadas e, em particular, do Exército Brasileiro foram tratados.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O evento foi composto de quatro mesas de debate: “A influência das grandes potências no tabuleiro geopolítico do entorno estratégico do Brasil e perspectivas de cooperação regional”, “Defesa e tecnologias sensíveis: regimes internacionais e desenvolvimento tecnológico”, “O espaço cibernético como um domínio no campo de batalha” e “Diálogos estratégicos entre Defesa e Diplomacia”.

Expositores

Militares, civis e diplomatas participaram do simpósio como expositores, dentre eles: o 1º Secretário Filipe Correa Nasser Silva, do MRE; o Professor Alcides Costa Vaz, da Universidade de Brasília (UnB); o Conselheiro Cláudio Medeiros Leopoldino (MRE); o Coronel da Força Aérea Brasileira Geraldo Antonio Diniz Branco (MD); a 1ª Secretária Livia Oliveira Sobota (MRE); o General de Brigada Jomar Barros de Andrade (2º SCh/EME); o 1º Secretário Thiago Tavares Vidal (MRE) e o Comandante de Mar e Guerra Eugenio Albuquerque Marques (MD).

Presenças

O Chefe do EME, General de Exército Valério Stumpf Trindade, o Diretor do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (MRE), Ministro Almir Lima Nascimento, e o Subchefe de Organismos Internacionais (MD), General de Divisão Marcos Vinicius Fontoura de Melo prestigiaram o evento.

Fonte: 7º Subchefia do EME

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).