SISFORÇA
Militares realizam análises para desenvolvimento do SISFORÇA

Conforme a Ação Estratégica Naval (AEN) – DEFESA-1: “Desenvolver a sistemática de Planejamento de Força no âmbito da Marinha do Brasil (MB)”, prevista no Plano Estratégico da Marinha (PEM-2040), o Estado-Maior da Armada (EMA) encerrou a segunda rodada do II Workshop SISFORÇA, entre os dias 26 de outubro e 6 de novembro, na Escola de Guerra Naval, no Rio de Janeiro (RJ).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

As fases anteriores ocorreram nos períodos de 8 a 18 de setembro e 5 a 9 de outubro. Além de integrar as variadas especialidades dos Setores da MB, o workshop visa desenvolver e aplicar essa metodologia para apoiar o processo de dimensionamento da Força Naval.

Os trabalhos reuniram em torno de 129 Oficiais dos Corpos da Armada, Fuzileiros Navais, Intendentes da Marinha, Engenheiros, Médicos, Oficiais do Quadro Técnico, além de Praças oriundas de diversas OM e especialidades, com o propósito de levantar dados e produzir conhecimento para o desenvolvimento e implementação dessa metodologia na Marinha.

Fonte: Nomar

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).