A recém-criada Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília, foi palco da comemoração do 11º aniversário do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), que ocorreu nessa terça-feira (23). Durante a cerimônia, o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, e 65 personalidades, civis e militares, foram agraciadas com a Medalha Mérito EMCFA.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O titular da pasta da Defesa ressaltou os serviços prestados para a evolução da doutrina conjunta e para o fortalecimento da capacidade operacional das Forças Armadas. “O EMCFA é o braço operacional do Ministério. O trabalho de cada integrante reflete na interoperabilidade das nossas Forças Armadas e reforça sua imagem e reputação, como instituições possuidoras de alta credibilidade junto à sociedade brasileira”.

O Chefe do EMCFA, General de Exército Laerte de Souza Santos, também, destacou a importância da celebração, bem como o papel fundamental do Estado-Maior Conjunto na execução da Estratégia Nacional de Defesa. “Externo a minha gratidão e o meu reconhecimento a todos os servidores civis e militares, homens e mulheres do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, de ontem e de hoje, extremamente qualificados, dedicados, determinados, competentes e comprometidos com a missão”.

Prestigiaram o evento o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; o Comandante Interino da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Sérgio José Pereira; o Comandante da Escola Superior de Guerra, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; o Chefe de Logística e Mobilização do EMCFA, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues; o Chefe de Assuntos Estratégicos do EMCFA, General de Exército Eduardo Antonio Fernandes; e o Chefe de Operações Conjuntas do EMCFA, Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar.

EMCFA

Criado em 25 de agosto de 2010, para promover e coordenar a interoperabilidade entre as Forças Singulares e assessorar o Ministro da Defesa, além de coordenar a atuação conjunta dos Comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. A sua missão envolve a defesa do País, atuando, também, em operações de paz, humanitárias e de resgate.

Por Rízia Rocha
Fotos: SGT Müller Marin/ Força Aérea Brasileira

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).