Cerimônia contou com a presença de ex-Comandantes da ERMB

No dia 28 de março de 2023, a Estação Rádio da Marinha em Brasília (ERMB) realizou uma cerimônia em comemoração ao Dia das Comunicações Navais. A solenidade foi presidida pelo Comandante do 7º Distrito Naval, Vice-Almirante José Vicente de Alvarenga Filho, e contou com a presença de Titulares das Organizações Militares subordinadas ao Comando do 7º Distrito Naval, ex-Comandantes da Estação Rádio, militares das comunicações que servem na área de Brasília, além de quatro Almirantes, sendo um da reserva, veteranos CN e outras autoridades civis e militares.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

download 2 1
Manipulador do Telégrafo

O Dia das Comunicações Navais foi instituído em 1º de setembro de 2008 pela Portaria nº 178 do Estado-Maior da Armada, com o objetivo de rememorar fatos históricos relacionados às comunicações na Marinha do Brasil e homenagear o Patrono das Comunicações Navais, o Vice-Almirante Tácito Reis de Moraes Rego.

Durante a cerimônia, foi realizada a leitura da Ordem do Dia alusiva à data e a premiação de Operador de Comunicações Navais do ano de 2022, concedida ao 1ºSG-CN Thiago Alcântara Silva, que recebeu uma lembrança da Estação-Rádio. Para cultivar as tradições navais, a mensagem “Chama Brasília, que Brasília atende” foi executada em código Morse. Após a cerimônia, houve um almoço comemorativo para promover o congraçamento entre os comunicativos presentes.

A celebração do Dia das Comunicações Navais na ERMB destaca a importância das comunicações no âmbito naval, fortalecendo a integração e o senso de identidade entre os profissionais envolvidos.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).