Estação Científica do Arquipélago São Pedro e São Paulo

Desde 25 de junho de 1998, a Marinha viabiliza a realização de expedições científicas à remota região do Arquipélago de São Pedro e São Paulo (ASPSP), por meio de um programa instituído com esse propósito específico, o ProArquipélago. A Estação Científica do ASPSP, que celebra, hoje (25), 23 anos de inauguração, vem servindo de palco para a realização de pesquisas de alto nível nos mais variados ramos da ciência. Mais de dois mil pesquisadores, vinculados a universidades espalhadas por todo território nacional, já utilizaram-se daquela Estação Científica.

Apesar do reduzido tamanho e de sustentar um caráter inóspito, o ASPSP incorpora aspectos significativos nos campos estratégico, científico, econômico e ambiental. A Estação Científica lá instalada, além de facultar a habitação ininterrupta do local, requisito para legitimação do direito ao estabelecimento da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) ao redor do Arquipélago, vem proporcionando geração de conhecimento em diversas áreas, como geologia, meteorologia, biologia, engenharia de pesca, oceanografia e sismologia.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui