Estação Científica do Arquipélago de São Pedro e São Paulo comemora 23 anos

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
Desde 25 de junho de 1998, a Marinha viabiliza a realização de expedições científicas à remota região do Arquipélago de São Pedro e São Paulo (ASPSP), por meio de um programa instituído com esse propósito específico, o ProArquipélago. A Estação Científica do ASPSP, que celebra, hoje (25), 23 anos de inauguração, vem servindo de palco para a realização de pesquisas de alto nível nos mais variados ramos da ciência. Mais de dois mil pesquisadores, vinculados a universidades espalhadas por todo território nacional, já utilizaram-se daquela Estação Científica.
Apesar do reduzido tamanho e de sustentar um caráter inóspito, o ASPSP incorpora aspectos significativos nos campos estratégico, científico, econômico e ambiental. A Estação Científica lá instalada, além de facultar a habitação ininterrupta do local, requisito para legitimação do direito ao estabelecimento da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) ao redor do Arquipélago, vem proporcionando geração de conhecimento em diversas áreas, como geologia, meteorologia, biologia, engenharia de pesca, oceanografia e sismologia.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395