Ao fim da Operação Membeca, adestramento avançado da 1° Divisão de Exército (1ª DE), o Estabelecimento Central de Transportes (ECT), subordinado à Base de Apoio Logístico do Exército (Ba Ap Log Ex), participou da reversão dos meios utilizados na atividade, transportando os 22 Guaranis de Resende para o Rio de Janeiro, nos dias 23, 24 e 25 de novembro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O ECT participou do deslocamento estratégico da 1ª DE para as áreas de concentração estratégica da operação. Os 22 Guaranis foram transportados do 1º Batalhão de Infantaria Mecanizado (Escola) para Resende, dos dias 3 a 5 de novembro, pelo módulo logístico especializado do Estabelecimento. Para o cumprimento da missão, foram empregados oito cavalos mecânicos e oito pranchas. Além dessas viaturas, foram empregadas viaturas balizadoras e escolta, visando proporcionar segurança ao comboio durante seu trajeto.

Essa foi uma oportunidade de adestramento dos militares do ECT, uma vez que foi realizada a ancoragem e transporte de viaturas blindadas, aprimorando suas capacidades.

Fonte: Estabelecimento Central de Transportes

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).