Nos dias 25 e 26 de junho, a quietude do céu de Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, foi pontuada por uma exibição impressionante. Como parte do Vivo Rio Pro 2023, uma etapa da World Surf League (WSL), o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, apresentou-se com grande estilo, apoiado pela Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA).

blank

Oito aeronaves A-29 Super Tucano e uma aeronave Embraer 120 Brasília fizeram o céu de Saquarema seu palco, dançando ao sabor dos ventos e deixando um rastro de admiração e espanto entre os espectadores. A BAeNSPA, atuando como bastidor dessa apresentação estelar, disponibilizou estacionamento no pátio 3 do Aeródromo Tenente Jorge Henrique Möller e abastecimento para as aeronaves.

Difusão da Imagem Institucional da FAB

Além do espetáculo visual que proporcionou ao público, o apoio da BAeNSPA ao EDA teve um propósito ainda mais profundo. Esta colaboração não só possibilitou a divulgação da imagem institucional da Força Aérea Brasileira (FAB), como também serviu para estimular e desenvolver a vocação e a mentalidade aeronáutica.

Essa demonstração de alto grau de treinamento e a habilidade dos pilotos brasileiros comoveu e inspirou as comunidades dos municípios de São Pedro da Aldeia e Saquarema. Tornou-se, assim, um exemplo vívido do compromisso da FAB com a excelência e a dedicação à causa aeronáutica.

Esquadrilha da Fumaça: Um Símbolo de Excelência

A Esquadrilha da Fumaça é um verdadeiro símbolo da aviação brasileira. Suas apresentações encantam o público e instigam a admiração pela capacidade e precisão dos pilotos da FAB. Nesse sentido, a participação do EDA no Vivo Rio Pro 2023 vai além de um mero espetáculo aéreo – é uma celebração do orgulho nacional, da competência e da coragem que caracterizam a Força Aérea Brasileira.

Assim, ao som das ondas e sob o olhar atento dos espectadores, a Esquadrilha da Fumaça e a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia uniram forças em um espetáculo único, que marcou o Vivo Rio Pro 2023 de forma indelével. Um momento de emoção e de celebração do que a FAB representa: força, coragem e determinação.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).