Créditos: FAB
Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante Noriaki Wada, visita instalações do Segundo Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (2º/5º GAV)

O  Segundo Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (2º/5º GAV – Esquadrão Joker) recebeu, no dia 22 de abril, dia da Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira (FAB), a visita do Comandante do 3º Distrito Naval (3º DN), Vice-Almirante Noriaki Wada. Na ocasião, o Almirante teve a oportunidade de conhecer as instalações da Unidade Aérea e acompanhar uma série de palestras sobre a história e o contexto atual da Aviação de Caça Brasileira.

O Vice-Almirante Noriaki participou, ainda, de um voo a bordo de uma aeronave A-29 Super Tucano durante uma instrução da fase de formatura básica do Curso de Especialização Operacional na Aviação de Caça (CEO-CA), voando como líder com o Comandante do Esquadrão. Na ala, com seu instrutor, estava o CT Bessa, estagiário da Marinha do Brasil que realiza o curso este ano no 2º/5º Grupo de Aviação.

Após o pouso, o Comandante do 3º DN foi recebido pelo Comandante da Ala 10, Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar, e pelo Comandante do 2º/5º GAV, Tenente-Coronel José de Almeida Pimentel Neto, além dos instrutores e estagiários da Unidade, aos quais dirigiu algumas sábias palavras e agradeceu pela deferência.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Filho de um piloto de caça da marinha japonesa durante a Segunda Guerra Mundial, o Vice-Almirante Noriaki comentou que a visita o fez relembrar das histórias contadas pelo seu pai acerca dos momentos pelos quais passou, uma vez que se assemelham em alguns aspectos quando relacionados à abnegação diária dos estagiários do CEO-CA para seguir em busca dos seus objetivos.

WhatsApp Image 2021 04 30 at 17.37.57 1
Créditos: FAB

“Foi uma sensação indescritível voar a bordo dessa aeronave e poder viver algo próximo daquilo que meu pai fazia por amor. Isso me trouxe um pouco de tudo aquilo que meu pai nos contava quando eu e meus irmãos éramos crianças. São essas histórias que nos incentivaram a seguir os mesmos passos dele”, disse o Oficial-General.

Segundo o Brigadeiro do Ar Avellar, a presença do Vice-Almirante Noriaki nas comemorações do Dia da Aviação de Caça no Esquadrão Joker ganha um significado distinto à medida que se conhece suas origens. “Além de um grande amigo, recebemos um filho que traz sempre consigo a história do seu pai, repleta de valores de coragem, lealdade e dever para com sua pátria, características que estimulamos diariamente nos nossos pilotos de combate”, considerou o Brigadeiro.

Fonte: Força Aérea Brasileira
Luiz Camões
Luiz Camões é um veterano militar, jornalista e documentarista. Desde 2001, tem entre seus trabalhos na área audiovisual, a produção e direção de programas na Rede Record e Rede Bandeirantes, além da criação de novos formatos para o público em geral. Atualmente desenvolve um trabalho informativo e participativo que visa divulgar a Base Industrial de Defesa e Segurança e as Forças Armadas, além de proporcionar ao público um formato inovador divulgando as profissões diretamente no teatro de operações. Missão: Disponibilizar informações que facilitem o entendimento do público com as profissões, atribuições militares e suas necessidades.