Esquadrão HU-41 presta apoio aéreo para a Operação “Trincheira Parakanã I e II”

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
O 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (EsqdHU-41) prestou apoio aéreo para a Operação “Trincheira Parakanã I e II”, de 22 e 26 de novembro, a fim de reprimir a prática de crimes nas Terras Indígenas Trincheira Bacajá e Apyterewa, localizadas nos municípios paraenses de São Félix do Xingu Altamira, Anapu e Senador José Porfírio. Na ocasião, diversos garimpos clandestinos foram desativados, por meio da apreensão de materiais e destruição de maquinários utilizados na prática ilegal.

A ação interagências foi planejada pela Polícia Federal e contou com a participação de militares das Forças Armadas, da Força Nacional de Segurança Pública, além de membros do Ibama, da Funai e do Ministério Público Federal. A Operação “Trincheira Parakanã I e II” visa à proteção de povos indígenas mais vulneráveis, tendo como foco o combate ao desmatamento e a retirada de invasores das referidas terras indígenas, bem como a desativação de garimpos, além da repressão de outros crimes ambientais oriundos da extração ilícita de minérios.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395