Entre os dias 23 e 24 de novembro, o 23° Esquadrão de Cavalaria de Selva (23 Esqd C Sl) recebeu a equipe da empresa IVECO responsável pelo meio auxiliar de instrução (MAI) da VBTP-MR Guarani. A atividade teve por finalidade passar aos militares da organização militar informações acerca das especificações técnicas e retirar dúvidas da operação desses equipamentos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O MAl é um simulador de procedimentos de motorista e mecânicos da VBTP-MR Guarani que contribuirá com a geração de capital intelectual para a formação e pesquisa na área de simulação.

O simulador é composto por uma cabine de motorista de alta fidedignidade à viatura real, por meio da qual o instruendo conduz a viatura de forma imersiva, acrescido da “estação de instrutor”, por onde é coordenado o exercício. Além disso, o conjunto é composto por um motor externo idêntico ao da viatura, que é utilizado para a verificação do seu funcionamento a fim de capacitar os mecânicos e motoristas no que diz respeito à manutenção básica da viatura blindada.

O recebimento deste meio auxiliar de instrução é um avanço tecnológico no adestramento da tropa que garantirá a operacionalidade da guarnição que irá operar na viatura VTBP – Guarani.

Fonte: 23° Esquadrão de Cavalaria de Selva

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).