Entre os dias 17 e 19 de maio, a Escola Superior de Guerra (ESG) participou da 51ª edição da Conferência de Comandantes (CoC), promovida pelo Colégio de Defesa da OTAN (NATO Defense College – NDC). O comandante da ESG, General de Divisão Adilson Carlos Katibe, participou presencialmente dos três dias do evento internacional, realizado na Alemanha.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Este ano, a Conferência foi realizada na Escola de Comando e Estado-Maior das Forças Armadas da Alemanha (Führungsakademie der Bundeswehr – FüAkBw), na cidade de Hamburgo. O tema escolhido para a CoC 2022 foi “Resiliência na Educação”, com foco particular em dois aspectos: o das organizações e as habilidades e atitudes individuais para aumentar a resiliência humana.

f96c53cb 181e 4426 8988 63b32fe17eac e87a6c34 a6bc 4977 967b e64bdf5e5190

Sobre a Conferência de Comandantes (CoC)

Organizada anualmente pelo Colégio de Defesa da OTAN, a Conferência funciona como um fórum e reúne os Comandantes das instituições nacionais de defesa, dos países membros da OTAN, para o intercâmbio de conhecimentos e ideias no campo do Ensino Superior de Defesa. Destaca-se ainda que poucos países fora da OTAN participam deste fórum e coube a ESG representar o Brasil na 51ª edição da Conferência.

A CoC procura contribuir para o aperfeiçoamento de programas acadêmicos e métodos educacionais, ao mesmo tempo em que promove a compreensão e a conscientização mútua entre os participantes e identifica as áreas nas quais as Escolas de Defesa possam fornecer assistência umas às outras.

Texto: ESG, por Ten Isabela Costa

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).