Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
Em um passo significativo para o fortalecimento da base de conhecimento em defesa no Brasil, a Escola Superior de Guerra (ESG) deu início, nesta segunda-feira (01/04), à fase presencial do Curso de Gestão de Recursos de Defesa de Minas Gerais (CGERD-MG), um evento marcado pela integração e pelo aprendizado conjunto entre civis e militares. Realizado em Belo Horizonte, nas instalações da 4ª Região Militar, este curso representa um avanço notável na educação e na preparação de profissionais dedicados ao setor de defesa, sejam eles provenientes das esferas pública ou privada.
Uma Parceria Estratégica para o Desenvolvimento Nacional
Sob a liderança do Comandante da ESG, Vice-Almirante Marcelo Menezes Cardoso, a cerimônia de abertura enfatizou a relevância das colaborações entre a ESG e as Federações de Indústrias. Essas parcerias são cruciais para fomentar o conhecimento sobre o desenvolvimento nacional, com ênfase especial na Indústria de Defesa. A integração entre as esferas militar, industrial e acadêmica é fundamental para a inovação e o fortalecimento das capacidades de defesa do país, situando o Brasil como um player de destaque no cenário internacional de segurança.
Formação Híbrida e Diversificada
Com um modelo educacional híbrido, o CGERD-MG se propõe a abordar de forma abrangente os conceitos de Defesa Nacional e os processos de gestão de recursos de defesa. A fase à distância, que precedeu o encontro presencial, preparou o terreno para discussões profundas e o compartilhamento de experiências que agora serão intensificados com as aulas presenciais. A diversidade da turma deste ano, composta por 19 civis de variadas empresas e órgãos públicos, além de um oficial superior das Forças Armadas e três militares estaduais, promete enriquecer o curso com diferentes perspectivas e experiências.
Impacto e Perspectivas Futuras
A realização do CGERD-MG na capital mineira não apenas reforça a importância de Minas Gerais como um centro estratégico para o desenvolvimento da defesa nacional, mas também sublinha a visão da ESG de ampliar e disseminar o conhecimento em gestão de defesa por todo o país. A iniciativa é um claro indicativo da crescente necessidade de profissionais qualificados que possam contribuir tanto para a modernização das Forças Armadas quanto para a evolução da Indústria de Defesa brasileira, aspectos vitais para a soberania e segurança nacional.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395