A Escola Superior de Guerra (ESG) recebeu a visita de 115 integrantes do Colégio Interamericano de Defesa (CID) no dia 4 de maio. A visita, parte do evento Outside Continental United States (OCONUS) Field Study Trip 62, contou com a participação de 67 alunos de 14 países-membros da Organização dos Estados Americanos, incluindo o Brasil. O objetivo da visita foi promover o intercâmbio e aprendizado mútuo no âmbito do Curso de Mestrado em Segurança e Defesa Hemisférica do CID.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Discurso de boas-vindas e palestras

45816d55 5f8c 4dba 8013 cb94764e8fb2

O Subcomandante da ESG, General de Brigada Himario Brandão Trinas, realizou o discurso de abertura do evento, destacando a importância do intercâmbio entre os Institutos de Altos Estudos. A programação incluiu palestras sobre a organização da segurança interna e externa de defesa do Brasil, o Brasil nas missões de paz, cooperação interagências entre a Polícia Rodoviária Federal e as Polícias Estaduais, e a Amazônia Verde e Azul.

Visitas ao Museu do Desporto e outras instituições

61528ea3 49f0 48b6 982d 64d486fe0950

Após as palestras da manhã, a comitiva visitou o Museu do Desporto, situado na Fortaleza de São João, na Urca. A comitiva do CID permanecerá no Brasil até 10 de maio, visitando outras instituições no Rio de Janeiro, em São José dos Campos e em Brasília, como a Escola Superior de Defesa.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).