Na última semana, de 07 a 11 de agosto, a Escola Superior de Guerra (ESG) realizou a fase presencial do Curso de Políticas e Estratégias frente às Ameaças Complexas (CPEAC), marcando o encerramento da terceira edição deste curso inovador. Desenvolvido em parceria com o William J. Perry Center (WJPC), nos Estados Unidos, o curso faz parte do “Programa de Cooperação Acadêmica” entre as duas instituições. As cerimônias de abertura e encerramento foram presididas pelo Comandante da ESG, Vice-Almirante Gilberto Santos Kerr.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Um Curso, Diversas Perspectivas

WhatsApp Image 2023 08 16 at 06.44.40

Este ano, o CPEAC contou com a participação de 65 estagiários, incluindo 42 militares e 23 civis. Esses profissionais vieram de diversas áreas, como Planejamento Estratégico, Operações e Ensino, e representam várias organizações. O curso, que teve uma fase à distância e uma fase presencial, totalizou cerca de 50 horas de atividades intensivas, incluindo estudos e trabalhos complementares.

Dentre os temas abordados: Ameaças Complexas, Ameaças Híbridas, A dinâmica do Planejamento Estratégico, Ameaças no Estado (EUA e BRA), Instrumentos do Estado frente as Ameaças, Clima e Meio Ambiente, Ameaças Transnacionais e Ameaças Cibernéticas.

Ambiente de Interação e Construção de Conhecimento

WhatsApp Image 2023 08 16 at 06.46.01

Os estagiários tiveram a oportunidade de interagir e construir conhecimento em um ambiente colaborativo, que envolveu professores da ESG, WJPC, Escola de Guerra Naval (EGN), Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), Universidade da Força Aérea (UNIFA), Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal de Santa Catarina e outras instituições parceiras.

Preparando o Brasil para Ameaças Complexas

WhatsApp Image 2023 08 16 at 06.45.40

O CPEAC tem um objetivo claro e urgente: preparar líderes para entender e enfrentar as ameaças complexas que o mundo moderno apresenta. Em um ambiente global em rápida mudança, com novos desafios emergindo constantemente, é vital que o Brasil tenha profissionais capacitados para analisar esses cenários com profundidade e propor estratégias eficazes para proteger a segurança e os interesses nacionais. O curso oferece uma análise comparada entre os princípios e práticas que caracterizam os modelos norte-americano e brasileiro, fornecendo aos participantes uma perspectiva ampla e enriquecedora.

Um Programa de Cooperação de Sucesso

Desde 2019, o “Programa de Cooperação Acadêmica” entre a ESG e o WJPC tem sido um exemplo de sucesso em colaboração internacional, realizando uma série de atividades, incluindo cursos, seminários e mesas-redondas, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. A edição de 2023 do CPEAC é a mais recente realização deste programa frutífero.

imagem 2023 08 16 065333837

O CPEAC é mais do que um curso; é um investimento no futuro do Brasil. Preparando líderes civis e militares para entender e enfrentar as ameaças complexas de nosso tempo, a ESG e seus parceiros estão ajudando a construir um Brasil mais seguro, forte e resiliente.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).