Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
A sexta edição da Conferência Sul-Americana de Defesa (SOUTHDEC) aconteceu em Natal, de 20 a 22 de agosto, reunindo chefes da Defesa ou seus representantes da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Suriname e Uruguai. Além disso, contou com representantes de instituições convidadas da Austrália, Canadá, Portugal, Espanha, Estados Unidos e Reino Unido, além da Junta Interamericana de Defesa.
A abertura da Conferência foi presidida pelo Ministro de Estado da Defesa do Brasil, Fernando de Azevedo e Silva, no dia 21. Em sequência, ocorreram mesas-redondas, com foco no apoio a missões de assistência humanitária, operações de socorro de desastres e cooperação internacional visando ameaças transnacionais. Também ocorreram reuniões envolvendo suboficiais e sargentos das delegações presentes, abordando temas como gestão de talentos e desenvolvimento profissional.
A ESG foi representada por seu Comandante, Almirante de Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva. O Contra-Almirante (RM1) Guilherme Mattos de Abreu, Chefe do Centro de Planejamento e Avaliação do Ensino (CEPLAE), foi o moderador das discussões da Mesa Redonda sobre Combate a Ameaças Transnacionais, no dia 22.
A escolha da cidade anfitriã da sexta edição da SouthDec teve grande significado. Natal recebeu a histórica reunião entre o presidente brasileiro Getúlio Vargas e o presidente norte-americano Franklin Roosevelt, em 28 de janeiro de 1943, durante a Segunda Guerra Mundial. Serviu de base de apoio para navios da Marinha do Brasil e norte-americana, aeronaves da FAB e dos EUA. Era em Natal que escalavam os aviões para a travessia do Atlântico. A Base Aérea de Parnamirim viria a ser conhecida como o “trampolim da vitória” por seu importante papel na movimentação de tropas e equipamentos norte-americanos durante a guerra. As edições anteriores da Conferência ocorreram no Chile (2014), Paraguai (2015), Uruguai (2016), Peru (2017) e Argentina (2018).
Fonte: ESG
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395