A Escola Superior de Guerra (ESG) realizou nesta quarta-feira (24/10) cerimônia alusiva ao Dia da Força Aérea Brasileira e ao Dia do Aviador, comemorados em 23 de outubro. Nesta data, celebra-se o voo do “14 Bis” realizado por Alberto Santos Dummont no Campo de Bagatelle, na França, em 1906. Criada durante a Segunda Guerra Mundial, em 1941, a Aeronáutica Brasileira completa, em 2018, 77 anos de existência.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a solenidade foram entoados o Hino Nacional Brasileiro e o Hino do Aviador, além de apresentados vídeos institucionais da FAB. O Coronel Aviador Avellar, estagiário do CAEPE, realizou a leitura o ordem do dia do comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Nivaldo Luiz Rossato, e o também estagiário Coronel Médico Geraldo José fez a leitura da mensagem do presidente Michel Temer. O Subcomandante da ESG, Vice-Almirante Carlos Frederico Carneiro Primo, que é aviador da Marinha, encerrou a solenidade parabenizando a Força e relembrando os 32 anos de obtenção do seu brevê. Ao longo do dia, palestras especiais abordaram a importância e os feitos da Força Aérea Brasileira ao longo de sua história.

Prestigiaram a homenagem o Major-Brigadeiro do Ar Jorge Cruz de Souza e Mello, Brigadeiro do Ar Teomar Fonseca Quirico, o Assistente Militar da Aeronáutica na ESG, Brigadeiro Engenheiro Ronaldo Yuan e o Assistente Militar do Exército na ESG, General de Brigada José Ricardo Vendramin Nunes. Estiveram presentes também os estagiários do Curso de Altos Estudos em Política e Estratégia (CAEPE), e do Curso de Estado Maior Conjunto (CEMC) e integrantes dos corpos permanente e administrativo da Escola.

Fonte: ESG

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).