Escola revitalizada pela Marinha retoma aulas em Guaíba após enchentes

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
Em meio às dificuldades causadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, a retomada das aulas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Otaviano Manoel de Oliveira Júnior em Guaíba trouxe um sopro de esperança para a comunidade local. A escola, que atende 409 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, voltou a funcionar após 40 dias de paralisação, graças ao esforço conjunto dos militares da Marinha do Brasil.
Apoio Fundamental da Marinha
O Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais da Marinha foi essencial para a revitalização da escola, realizando uma série de trabalhos de limpeza, pintura, e reparos na parte elétrica. Em uma cerimônia especial realizada no Dia da Marinha, a comunidade escolar expressou sua gratidão pelo apoio recebido.
“Nós somos eternamente gratos à Marinha do Brasil pelo trabalho de limpeza, reconstrução e reparos feitos na nossa escola. O dia 11 de junho, Dia da Marinha, será sempre especial para nós”, destacou Janaína Marinho Cardoso Dias, diretora da escola.
O Impacto na Vida dos Alunos
Miguel Ferreira da Silva, aluno do 2º ano, expressou sua felicidade em reencontrar a professora e os amigos. “Eu fiquei muito triste, com saudade da professora e dos meus amigos. Agora estou muito feliz. Tudo voltou ao normal. Obrigado Fuzileiros Navais.”
Para o Contra-Almirante Max Guilherme de Andrade e Silva, Chefe do Estado-Maior da Força Naval Componente, a missão foi motivo de orgulho. “Participar da reconstrução e ajudar que a escola volte às aulas é motivo de orgulho, ainda mais no Dia da Marinha. Não há maneira melhor de comemorar.”
Outras Escolas Beneficiadas
Além da Escola Otaviano Manoel de Oliveira Júnior, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia também foi revitalizada pelos Fuzileiros Navais. Em 20 dias intensivos de trabalho, mais de 40 militares realizaram limpeza, higienização, pintura e reparos estruturais, permitindo que 1,7 mil alunos pudessem retornar às aulas.
A vice-diretora Eliza Azeredo ressaltou a importância do trabalho da Marinha: “O Corpo de Fuzileiros Navais limpou, organizou e arrumou a nossa escola em poucos dias, um trabalho que levaria meses.”
Reconstrução Contínua no RS
As atividades de recuperação continuam na Escola Estadual Almirante Barroso em Porto Alegre, localizada na Ilha da Pintada. Divididos em três fases, os trabalhos envolvem remoção de entulho, limpeza, higienização e diversos reparos. Esta escola, nomeada em homenagem a um herói da Batalha Naval do Riachuelo, também sofreu com enchentes históricas.
Dia da Marinha Dedicado à Humanidade
Devido às enchentes, as comemorações tradicionais do Dia da Marinha foram substituídas por ações humanitárias. Ao invés de exposições e eventos públicos, a Marinha focou seus esforços em apoiar as comunidades afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395