blank

Google News

A atuação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai muito além da fiscalização de trânsito, combate ao crime e atendimento de acidentes. Prova disso são as duas Escolas PRF no país, ambas localizadas em Palmas, Tocantins, implantadas em parceria com a Prefeitura Municipal de Palmas.

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

O primeiro projeto foi desenvolvido em 2017, na escola Anísio Teixeira. Localizada em um bairro da periferia, a unidade tinha problemas com indisciplina dos alunos e alta evasão escolar. A partir da parceria com a PRF, os 1.200 alunos passaram a contar com monitores treinados que implantaram um trabalho contínuo de formação cívico-patriótica.

O método se baseia em dois eixos: Educação para a Cidadania (direitos humanos, educação para o trânsito, meio ambiente, música, educação financeira e liderança) e Organização e Controle (disciplina, limpeza e aproveitamento do tempo). Ao mesmo tempo, os alunos são estimulados a participar de ações cívicas que demonstram orgulho à pátria, como hasteamento da bandeira e fanfarra para desfiles.

Em 2020, foi a vez da parceria ser ampliada para a escola Padre Josimo Tavares. Mais 1.200 crianças passaram a conviver com os monitores treinados e receber os valores defendidos pela PRF. As prefeituras de Manaus/AM e Macapá/AP já manifestaram interesse em aderir ao projeto para escolas municipais dos dois municípios.

O Superintendente de Tocantins, Inspetor Almir Eustáquio, é também o supervisor do projeto e comemora os bons frutos da parceria. “O aluno tem mais disponibilidade para aprender, aproveita melhor o conteúdo pedagógico e tira melhores notas. Além disso, trouxemos mais segurança pública para o entorno destas escolas”, conclui.