blank

Google News

Campinas (SP) – No dia 14 de maio, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em parceria com diversas organizações militares da 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada e demais colaboradores, realizou evento em homenagem aos integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que atuaram na Segunda Guerra Mundial.

Entre no canal do Defesa em Foco no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

Durante a Segunda Guerra Mundial, a FEB demonstrou toda a sua capacidade de adaptação a novas situações, adestrando-se e combatendo junto às Forças Aliadas, na defesa dos interesses brasileiros, em meio ao cenário político internacional conturbado.

Na abertura do evento, os integrantes da FEB, verdadeiros heróis, carinhosamente chamados de “Pracinhas”, foram homenageados, em cerimônia solene que também contou com a presença de esposas de ex-pracinhas. Na oportunidade, foi realizado o toque de silêncio e a colocação de uma corbélia de flores no monumento aos pracinhas da EsPCEx, situado na entrada da Escola. O Comandante da EsPCEx destacou o fato de a FEB ter sido o único contingente de uma nação latino-americana a ser enviado à Europa no contexto da II Guerra Mundial, com mais de 25 mil homens e mulheres, cujos feitos jamais devem ser esquecidos.

O evento foi marcado com exposição de viaturas e itens históricos da FEB, como medalhas, fotos, uniformes, mapas e cartas do teatro de operações da época, oportunidade em que os visitantes realizaram uma imersão pela história desses heroicos brasileiros. Também estavam em exposição, materiais de emprego militar, como viaturas de transporte e combate blindados, materiais de emprego militar de engenharia do Exército, evidenciando a evolução tecnológica dos equipamentos militares brasileiros.

O evento foi aberto ao público de Campinas e atraiu milhares de pessoas, entusiastas e diversos clubes de motociclistas, além de contar com praça de alimentação com food trucks, show de banda de rock e manobras com motos do 2º Batalhão de Polícia do Exército, que encantou o público presente.

Fonte: Escola Preparatória de Cadetes do Exército