No período de 7 a 12 de novembro, foi realizada, nas cidades de São Bento Abade (MG) e Luminárias (MG) e no Campo de Instrução General Moacyr Araújo Lopes, situado em São Tomé das Letras (MG), a Manobra Escolar 2021. O exercício teve como objetivo aplicar os conhecimentos das disciplinas teóricas e das instruções práticas estudadas no decorrer do ano letivo nos estabelecimentos de ensino da Força Terrestre. Os instruendos realizaram atividades visando simular um quadro real de combate, sendo inseridos em funções que vão desempenhar depois de formados.

A Manobra Escolar 2021 foi planejada pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) em conjunto com a Diretoria de Educação Técnica Militar (DETMil), reunindo militares da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), da Escola de Sargentos da Armas (ESA), da Escola de Sargentos de Logística (EsSLog) e do Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx).

As atividades foram supervisionadas pelo Diretor de Educação Técnica Militar, General de Brigada Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, acompanhado pelo Comandante da Escola de Sargentos dos Armas, General de Brigada Reinaldo Salgado Beato, do Comandante do Centro de Instrução de Aviação do Exército, Coronel Emerson Alexandre Januário e do Comandante da Escola de Sargentos de Logística, Coronel Lucio Alves de Souza.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No final do exercício e coroando o ano de instrução, a EsSLog alcançou seus objetivos na preparação dos futuros sargentos para as organizações militares dos mais diversos rincões de nosso país.

Fonte: Escola de Sargentos de Logística

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).