O evento integra-se às iniciativas da Marinha para aprimorar os processos relacionados ao Planejamento da Força

A Escola de Guerra Naval recebeu, no período de 7 a 18 de junho, cerca de 60 representantes das diversas organizações militares da Marinha, para o 5º Workshop do SISFORÇA (Sistemática de Planejamento de Força da Marinha do Brasil). O evento foi organizado e conduzido pelo Estado-Maior da Armada, em seus esforços para orientar a elaboração de estratégias e aquisições da Força para o futuro, a partir das ações e experiências do passado e do presente, utilizando o conhecimento adquirido ao longo dos anos e representado pelos especialistas em cada área, presentes no desenvolvimento do trabalho.

A abrangência permite a redução de vieses individuais, incorreções ou omissões de pontos desconhecidos, visto que a experiência de um grupo heterogêneo suscita aos debates, incrementa o pensamento crítico e permite um resultado mais representativo de nossa Marinha como um todo. Inserido na Ação Estratégica Naval-1, do Plano Estratégico da Marinha-2040, é parte da iniciativa da Marinha, que visa aprimorar os processos relacionados ao Planejamento de Força, em consonância com o Ministério da Defesa, na adoção do Planejamento Baseado em Capacidades (PBC), demandando uma transformação em aspectos doutrinários, organizacionais, de pessoal, educacionais, materiais, de adestramento e de infraestrutura.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui