No período de 6 a 8 de novembro, a Escola de Guerra Naval sediou o 19º Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística da Marinha (SPOLM), organizado pelo Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV), que teve como tema ”A Pesquisa Operacional como Ferramenta de Governança em Projetos Estratégicos”. O simpósio multidisciplinar buscou integrar o setor acadêmico, as Forças Armadas e a Indústria, fomentando a pesquisa e a aplicação prática das áreas de conhecimento de Pesquisa Operacional e Logística, e outras áreas correlatas, no âmbito da Engenharia de Produção, Engenharia da Computação, Administração e Economia.
Ao realizar a abertura do SPOLM, o Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, observou que a revolução tecnológica em curso, principalmente na área de Ciência de Dados, vem oferecendo novos campos de estudo e aplicações, o que requer o desenvolvimento de ferramentas sistêmicas para o tratamento de situações, abrangendo cenários complexos. Nesse contexto, destacou a importância do simpósio, ao permitir a troca de informações entre os entes da sociedade e as Forças Armadas. “A governança apoiada em processos otimizados, dispondo de informações céleres, oportunas e confiáveis, orienta o Tomador de Decisões à obtenção dos resultados, tendo por base os princípios da eficiência e eficácia”, pontuou.
A programação do evento abrangeu sessão plenária, palestras, painéis, mesas redondas, minicursos e seções temáticas, contando com a apresentação de trabalhos de renomados professores e doutores de diversas instituições de ensino do País.
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).