No dia 5 de dezembro, no Auditório Tamandaré da Escola de Guerra Naval, foi realizada a Cerimônia de Encerramento do Curso Superior, Turma 2018 (C-Sup/2018), com a entrega dos diplomas de conclusão, bem como dos respectivos distintivos.
O C-Sup/2018 qualificou 100 alunos, distribuídos entre os Corpos da Armada, Intendentes da Marinha, Engenheiros Navais, Saúde e Auxiliar da Marinha. O curso tem o objetivo de ampliar os conhecimentos dos oficiais, com ênfase nas doutrinas e estruturas administrativas da Marinha, tendo em vista o desempenho de funções de assessoria de alto nível. Inserido no C-Sup, o Curso de Gestão em Saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), tem o objetivo de ampliar os conhecimentos dos oficiais Médicos, Cirurgiões Dentistas e do Quadro de Apoio à Saúde, de forma a integrar as novas tecnologias e práticas de gestão com os conhecimentos técnico-profissionais referentes ao Sistema de Saúde. Na parceria com a FIOCRUZ, o C-Sup Gestão em Saúde foi ministrado para 41 Oficiais-Alunos, tendo sido realizados três encontros presenciais.
A Cerimônia de Encerramento do curso foi presidida pelo Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada, Vice-Almirante Marcos Silva Rodrigues; e teve também como paraninfos o Diretor de Saúde da Marinha (DSM), Vice-Almirante (Md) Edmar da Cruz Arêas; a Assessora da DSM, Contra-Almirante (Md) Dalva Maria Carvalho Mendes; o Comandante da Tropa de Reforço, Contra-Almirante (FN) Luiz Artur Rodrigues Nunes; o Diretor da EGN, Contra-Almirante Sergio Fernando de Amaral Chaves Junior; o Superintende de Ensino da EGN, Contra-Almirante (Refº) Reginaldo Gomes Garcia dos Reis; e a Professora Clayre Lopes – Coordenadora do Curso de Gestão em Saúde.
Na ocasião, o Diretor da EGN ressaltou a necessidade da busca permanente de capacitação e exortou os Oficiais-Alunos a terem sempre presente que também são marinheiros, homens e mulheres do mar, integrantes do Poder Naval brasileiro e preparados para a defesa da Pátria.
Fonte: Marinha
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).