A Escola de Guerra Naval (EGN) concluiu com sucesso o 1º Curso Eventual de Planejamento Militar, realizado de 7 a 9 de maio, na modalidade presencial. O curso foi projetado para atualizar os oficiais da Marinha do Brasil sobre as metodologias e ferramentas contemporâneas empregadas no planejamento militar, enfatizando as operações navais nos níveis operacional e tático.

Conteúdo e Objetivos do Curso

O programa do curso abrangeu uma ampla gama de tópicos, incluindo métodos avançados de planejamento militar e sua interação com a Arte Operacional. Além disso, os participantes exploraram aspectos críticos sobre a Estrutura Militar de Defesa e Relações de Comando, essenciais para a execução eficaz de operações e missões.

Participantes e Formato do Curso

O curso contou com a participação de seis Oficiais-Alunos de diversos órgãos operativos da Marinha. Para maximizar seu alcance, a EGN também ofereceu a opção de participação remota via videoconferência, permitindo que oficiais de Comandos de Distrito e de Forças Navais não sediados no Rio de Janeiro se beneficiassem do treinamento.

Impacto e Relevância

Esta iniciativa é parte do compromisso contínuo da Escola de Guerra Naval de promover a excelência e a atualização constante das habilidades de seus oficiais. Ao integrar teoria e prática, o curso equipa os oficiais com as competências necessárias para enfrentar os desafios contemporâneos no cenário de defesa e segurança marítima.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).