Integrantes da EGN participaram do 47° IAWG

A Escola de Guerra Naval (EGN) participou, no período de 7 a 18 de junho, do 47º Interamerican War Game (IAWG), um jogo de guerra anual, conduzido à distância via WEB, reunindo as Escolas de Guerra Naval do continente americano. Coube à Escola Superior de Guerra Naval do Peru a responsabilidade pela montagem e condução do jogo na edição deste ano.

Como objetivos gerais, a atividade busca: promover o intercâmbio acadêmico; incrementar o conhecimento profissional e promover a integração das Escolas de Guerra Naval dos países participantes, por meio do emprego simulado de uma força naval; aperfeiçoar a interoperabilidade e a confiança mútua entre os participantes; empregar procedimentos de doutrina comum para a análise, planejamento e resolução de problemas operacionais complexos, promovendo a criatividade e a liberdade acadêmica de forma não vinculante para as Marinhas participantes.

Durante o evento, os principais temas abordados foram: planejamento e emprego de força-tarefa multinacional para estabilização e assistência humanitária; comando e controle; logística; alocação de meios e elaboração de regras de engajamento para diversas tarefas.

Neste ano, o jogo contou com a participação dos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos da América, México, Peru, República Dominicana e Uruguai.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui