A Escola de Guerra Naval (EGN) e o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) firmaram parceria, por meio de Protocolo de Cooperação, entre as duas instituições. O documento foi assinado, no dia 22 de novembro, pelo Diretor da EGN, Contra-Almirante Sergio Fernando de Amaral Chaves Junior, e pelo presidente do CEBRI, Embaixador Pio Borges.
Essa parceria visa à promoção de intercâmbio e cooperação entre as instituições para a implementação de atividades, projetos e programas voltados à produção de pesquisas científicas, publicações conjuntas de trabalhos acadêmicos e à realização de eventos, como palestras, simpósios, seminários, congressos e workshops, em áreas temáticas afins das instituições.
Participaram da solenidade, realizada na Escola de Guerra Naval, o Presidente do Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB), Almirante de Esquadra (Ref-FN) Alvaro Augusto Dias Monteiro; Colaboradores do CEPE-MB e ainda os Embaixadores Pedro Fernando Brêtas, Oswaldo Portela e Dante Coelho.
a_parceria_visa_a_promocao_de_intercambio_e_cooperacao_entre_as_instituicoes
A parceria visa à promoção de intercâmbio e cooperação entre as instituições

Fonte: MB

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).