O Laboratório de Simulações e Cenários da Escola de Guerra Naval (LSC/EGN-MB), Instituição de Ensino Superior (IES) de pós-graduação da Marinha do Brasil, abre processo seletivo para pesquisadores em regime de voluntariado com início no primeiro semestre de 2021 para o Subgrupo de Pesquisas “Ameaças Eletromagnéticas”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Ameaças Eletromagnéticas

Estudos científicos e evidências empíricas indicam que emissões de pulsos eletromagnéticos podem degradar a infraestrutura dos estados, podendo danificar e até mesmo interromper a tecnologia estrutural crítica da nação. Razão pela qual não se pode ignorar o impacto potencial de tais ameaças, de forma que se mostra imperativo se encetar estudos na área com o objetivo de se incrementar a resiliência do país. Para tanto, dado o caráter multifacetado e multidisciplinar do objeto de estudo, será necessário que se componha uma equipe heterogênea e munida de crescente sinergia, com pesquisadores das mais diversas origens e atuações.

Objetivos

O Subgrupo de Pesquisas “Ameaças Eletromagnéticas”, tem por objetivo primário, fornecer subsídios de curto, médio e longo prazo aos tomadores de decisão e, para tanto, se propõe a levantar os estudos sobre eventos eletromagnéticos de origem espacial ou criados pelo homem por meio de pesquisa bibliográfica e documental.

Como objetivo secundário, obtidos os resultados do estudo, buscar-se-á conscientizar a sociedade brasileira quanto aos assuntos afetos ao tema de pesquisa, sobretudo na área de cenários prospectivos, difundindo-os no meio acadêmico civil e com o fito de integrar civis e militares.

Público Alvo

Para este edital, deseja-se convidar pesquisadores Doutores, Doutorandos, Mestres, Mestrandos, Pós-Graduandos e Graduandos a partir do 5o período, nas seguintes áreas de formação:

– Militares das Forças Armadas e Auxiliares (com interesse em mobilização e gerenciamento de crises), Relações Internacionais, Estudos Estratégicos e Defesa e Gestão Estratégica (até 3 vagas para o Núcleo 1);

– Astrofísica e Física (até 2 vagas para o Núcleo 2);

– Formação em Ciências Exatas, preferencialmente com graduação ou pós-graduação em Engenharia, com experiência e interesse nas áreas de energia, telecomunicações ou defesa (até 2 vagas para o Núcleo 3);

– Administração de Empresas, Economia, Estatística e áreas afins, com interesse em pesquisar ferramentas de prospecção de cenários (até 2 vagas para o Núcleo 4).

A descrição dos núcleos temáticos faz parte da divisão das equipes conforme disposto no item 5.1.

Tem interesse em participar?

Leia o edital e participe da seleção

Edital de Seleção – Ameaças Eletromagnéticas (2021)

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).