No dia 17 de janeiro, a Escola de Guerra Naval (EGN) teve o prazer de receber uma comitiva de professores do Programa de Pós-Graduação (stricto sensu) em Energia e Sociedade (PPGES), do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). O PPGES do CEFET/RJ é notável por ser recentemente aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e constituir-se no primeiro curso de mestrado na modalidade de Ensino a Distância (EAD) do Brasil.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Atividades e Objetivos da Visita

Durante a visita, os integrantes do CEFET/RJ tiveram a oportunidade de conhecer o Setor de Ensino a Distância (SEaD) da EGN. Eles assistiram a uma palestra sobre as atividades do setor e participaram de uma reunião com importantes figuras da EGN e do CEFET/RJ. O encontro contou com a presença do Diretor da EGN, Contra-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires, o Superintendente de Ensino, Contra-Almirante (RM1) Eduardo Augusto Wieland, além de comandantes do SEaD e do Professor Nival Nunes. Pelo CEFET/RJ, estiveram presentes a Vice-Diretora Geral Gisele Vieira, o Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação Ronney Boloy, a Coordenadora do PPGES Cintia Oliveira e o responsável pela TV CEFET/RJ, Edgar Richter.

Promovendo Intercâmbios e Cooperação

O objetivo principal da visita foi promover uma maior aproximação entre as duas instituições e facilitar o intercâmbio de conhecimentos entre seus respectivos programas de Pós-Graduação stricto sensu. Este encontro visa o desenvolvimento de ações de ensino e aprendizagem mediadas por tecnologias de informação e comunicação, ampliando as possibilidades educacionais e colaborativas entre EGN e CEFET/RJ.

Impacto para o Ensino Superior e Tecnologias Educacionais

Esta iniciativa representa um passo significativo no fortalecimento das relações acadêmicas e no compartilhamento de recursos e conhecimentos entre as duas instituições de ensino. A parceria entre EGN e CEFET/RJ pode gerar benefícios mútuos em termos de avanços nas metodologias de ensino a distância e na integração de novas tecnologias de informação e comunicação no processo educacional.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).