Na segunda-feira, 22 de maio, a Escola de Guerra Naval (EGN) realizou uma cerimônia comemorativa especial em homenagem ao Dia da Independência da República de Camarões. Originalmente comemorado em 1º de janeiro, o Dia da Independência de Camarões passou a ser celebrado em 20 de maio, em lembrança à data do referendo ocorrido em 1972, que decidiu pela unificação do país. Neste ano, a cerimônia contou com a presença da Capitão de Corveta Koumou Akono Marie Christelle, da Marinha camaronesa, que está participando do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Presença de autoridades e homenagens

A cerimônia foi presidida pelo Diretor da EGN, Contra-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires, e contou com a presença do Superintendente de Ensino, Contra-Almirante (RM1) Eduardo Augusto Wieland; do Vice-Diretor, Capitão de Mar e Guerra Fernando Luís de Carvalho Viana; representantes do C-EMOS; e parte da tripulação da Escola. Durante o evento, foi tocado o Hino da República de Camarões e a Capitão de Corveta (IM) Fabiana Pereira Macedo, oficial de ligação, discursou sobre a importância da Data Grada, ressaltando aspectos históricos e as parcerias entre o Brasil e Camarões.

Parceria entre Brasil e Camarões

Ambos os países são membros da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS). Em sua alocução, a Capitão de Corveta Koumou Akono expressou sua gratidão pela homenagem. O Diretor da EGN, por sua vez, destacou as relações de cooperação entre o Brasil e Camarões, enfatizando os intercâmbios entre ambas as Marinhas.

A celebração da Data Grada dos países dos Oficiais-Alunos estrangeiros faz parte de uma tradição da EGN que enfatiza a relevância da participação de representantes de Marinhas amigas nos seus cursos. Esta cerimônia é um reflexo da importância que a EGN dá à diversidade e à cooperação internacional na formação de seus oficiais.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).