Escola de Comando e Estado-Maior realiza cerimônia de diplomação 2021

No dia 25 de novembro, a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) realizou a cerimônia de diplomação dos cursos do corrente ano. Foram diplomados 53 oficiais do Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (47 do Exército Brasileiro, 2 da Marinha do Brasil e 4 da Força Aérea Brasileira), 12 oficiais do Curso Internacional de Estudos Estratégicos (4 do Exército Brasileiro e 8 de Nações Amigas-Bangladesh, Emirados Árabes Unidos, Guatemala, Nigéria e Paquistão), nove oficiais do Curso de Chefia e Estado-Maior para Oficiais Médicos e oito oficiais do Curso de Comando e Estado-Maior para Oficiais de Nações Amigas (da Argentina, Coreia do Sul, Estados Unidos da América, Guatemala, México, Paquistão, Paraguai e Suriname). Concluíram, ainda, o Curso de Comando e Estado-Maior 135 oficiais do Exército Brasileiro. Além dos cursos tradicionais da ECEME, concluíram o Programa de Pós-graduação em Ciências Militares (PPGCM) nível lato sensu e stricto sensu, 120 e 11 oficiais, respectivamente.

A Cerimônia foi presidida pelo Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e contou com a presença das seguintes autoridades: Embaixador da República Federal da Nigéria no Brasil, Muhammad Makarfi Ahmad; do antigo Ministro e Comandante do Exército, General de Exército Gleuber Vieira; do Deputado Federal Luiz Armando Schroeder Reis; do Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos; do Comandante de Operações Terrestres, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes; do Chefe do Departamento-Geral do Pessoal, General de Exército Lourival Carvalho Silva; do Chefe do Departamento de Engenharia e Construção, General de Exército Júlio Cesar de Arruda, do Comandante Militar do Leste, General de Exército José Eduardo Pereira, do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército André Luis Novaes Miranda; além de oficiais-generais do DECEx, da guarnição do Rio de Janeiro e antigos comandantes da escola.

O Comandante da ECEME, General de Brigada Márcio de Souza Nunes Ribeiro, dirigiu a palavra aos novos formandos, destacando que o evento da diplomação formaliza a missão primordial da Escola: entregar à Força Terrestre, oficiais de estado-maior e assessores de alto nível, que em breve, mobiliarão as Brigadas, Grandes Comandos, Estabelecimentos de Ensino e inúmeros outros órgãos de assessoramento do Exército Brasileiro. Acrescentou a conquista para todos os integrantes da Escola com o coroamento da Diplomação, destacando o empenho de todos, desde instrutores, professores, monitores, integrantes da administração e demais militares da ECEME, que contribuíram para a excelente formação dos oficiais-alunos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fonte: ECEME

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui